top of page

COMO REDUZIR CUSTOS E GANHAR PRODUTIVIDADE COM ESTOQUE INTELIGENTE

  • comercial52386
  • 30 de set.
  • 2 min de leitura

Gerenciar bem o estoque é um dos maiores desafios de qualquer loja de materiais de construção ou loja de produtos voltados a movelaria. O equilíbrio entre não faltar produtos essenciais e não empatar capital em excesso de mercadorias define diretamente a saúde financeira da empresa.


ree

Com margens cada vez mais pressionadas pelo aumento de insumos e pela concorrência, aplicar uma gestão de estoque inteligente deixou de ser diferencial: é requisito para sobrevivência e crescimento.

Por que o ESTOQUE é o coração da loja?

  • Capital parado: excesso de produtos de baixo giro consome caixa e reduz a capacidade de investir.

  • Ruptura e perda de vendas: faltar cimento, MDF ou ferragens em um momento de vendas crescentes certamente fará o cliente migrar para a concorrência.

  • Custo de armazenagem: cada metro quadrado ocupado indevidamente é dinheiro desperdiçado.

FERRAMENTAS PRÁTICAS DE GESTÃO DE ESTOQUE

1. Análise da curva ABC

Classificar produtos por faturamento acumulado ajuda a priorizar a atenção no estoque:

  • A (20% dos itens = 80% das vendas): cimento, aço, MDF, parafusos padrão.

  • B (30% dos itens = 15% das vendas): tintas especiais, puxadores diferenciados.

  • C (50% dos itens = 5% das vendas): itens de baixo giro, complementares, que merecem compras mais controladas.

Mesmo em pequenas lojas de materiais para construção, aplicar análise de curva ABC de produtos permite focar atenção nos itens que “movimentam” caixa. Com o planejamento adequado das compras, o empresário consegue melhorar o desempenho de seus investimentos em estoque.

2. Giro de estoque

Medir quantas vezes o estoque é renovado no ano mostra se o capital está girando de forma saudável.O acompanhamento do giro de estoque permite uma melhor administração das mercadorias considerando a frequência das vendas. Esse acompanhamento também favorece uma gestão eficaz, com foco na redução de custos e aumento da lucratividade.

3. Análise de sazonalidade

Importante conhecer e acompanhar a sazonalidade de seu mercado. Planejar as compras antecipadamente considerando essas variações irá auxiliar fortemente no controle das rupturas ou mesmo excesso de produtos.

Conclusão: ESTOQUE INTELIGENTE GERA LUCRO

Mais do que organizar prateleiras, gestão de estoque é gestão de caixa e de clientes. Lojas que dominam indicadores como giro de estoque, curva ABC e sazonalidade conseguem:

  • Reduzir custos de armazenagem.

  • Melhorar margens de lucro.

  • Garantir disponibilidade dos itens que realmente fazem diferença para o cliente.

Se você ainda não mede o giro de seu estoque ou não conhece e acompanha  a curva ABC de produtos de sua loja, é hora de agir. Solicite um diagnóstico gratuito com a Consult Expert e descubra onde sua empresa pode ganhar produtividade e reduzir custos já no próximo trimestre.


 
 
 

Comentários


bottom of page